Viver e trabalhar de qualquer lugar

O Airbnb muda sua estrutura e propicia para seus funcionários e funcionárias flexibilidade para trabalhar e morar onde quiser!

Postado em 15 julho, 2022
Xícara de café quente com vista da janela do quarto para as montanhas em um chalé-container para viagens por temporada
Com home office, é possível acordar em meio à natureza e trabalhar com conforto. Foto: Tiago Oliver Fotografia

Se preferir, você pode ouvir o artigo pelo player abaixo. Clique para ouvir:

Áudio do artigo “Viver e trabalhar de qualquer lugar”.

Em 2022, o Airbnb publicou em seu blog mudanças em sua estrutura, principalmente para sua equipe: houve uma reestruturação para que eles pudessem viver e trabalhar de qualquer lugar do mundo.

A empresa se alinha mais uma vez à nova forma de viajar que surgiu desde o início da pandemia de COVID-19, na qual muitas pessoas passaram a ter mais flexibilidade para escolher onde morar e seus destinos de viagem.

No comunicado enviado por e-mail para todos os funcionários, o co-fundador e CEO Brian Chesky escreve que apesar dos escritórios terem se fechado nos últimos dois anos, e as pessoas terem trabalhado como podiam em suas casas, sem planejamento prévio, o Airbnb teve os dois anos mais produtivos da sua história. Além disso, que 20% das reservas no segundo semestre de 2021 foram de estadias mais longas que um mês, e que 50% para estadias maiores que uma semana.

Pode ser que o fato de os últimos dois anos terem se revelado os mais produtivos seja atribuído em grande parte às viagens que as pessoas começaram a fazer devido à pandemia. Entretanto, a companhia teria colapsado se não fosse a competência da equipe em acompanhar a demanda crescente e inesperada, trabalhando de casa.

Vendo este contexto de busca por viagens mais longas, flexibilidade e competência, o Airbnb decidiu aumentar a flexibilidade de viagens, e permitir a seus funcionários trabalhar e viver onde quisessem.

Para isso, eles criaram uma forma de trabalho na qual:

  • As pessoas escolhem se querem trabalhar de casa ou do escritório (segundo eles, um pequeno número de vagas deverá se manter presencial, e as pessoas que as ocupam já foram avisadas);

  • As pessoas podem se mudar para qualquer cidade dentro do seu país, sem que seu salário seja diminuído — ou seja, elas podem morar fora dos grandes centros ganhando os mesmos salários de lá, podendo aumentar sua qualidade de vida, se mudar para perto da família, amigos ou para onde sempre quiseram ir;

  • Todos e todas têm a opção de viajar e trabalhar ao redor do mundo por até 90 dias em cada país que escolherem — mas ainda devem ter um endereço fixo para fins de folha de pagamento e documentação na empresa, além de obter seu visto de trabalho junto ao país escolhido;

  • Haverá reuniões presenciais de tempos em tempos, porque o Airbnb acredita em estar junto para se conectar e colaborar, e em encontros pessoais que tenham significado — não só passar dias dentro do escritório. Elas acontecerão em média de 3 em 3 meses, durando uma semana cada;

  • A coordenação e estrutura do calendário de trabalho continuará bem definida e de acordo com o planejado, girando em torno dos lançamentos das novidades de Maio e Novembro, todos os anos.

A mensagem final de Brian é que ele acredita que essa flexibilidade de trabalhar e viver onde quiser irá liberar criatividade e inovação incríveis, além de tornar divertido para as pessoas trabalhar no Airbnb.

E você, o que acha da atitude e da confiança do Airbnb com as pessoas que trabalham para eles? Você gostaria de ter esse nível de flexibilidade no trabalho? Você adquiriu essa liberdade durante a pandemia?

Conta pra gente! Queremos saber sua opinião e como está sendo essa nova maneira de trabalhar para você!

Referências: https://news.airbnb.com/

Escrito por:

Olá! Me chamo Tâmer, sou UX Writer e redator da Recontainer Brasil. Aqui no blog, falamos principalmente do potencial do aluguel por temporada. Focamos em pontos do investimento nesse negócio. Bom te ver por aqui!

Linkedin author
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments