Fotografias profissionais no aluguel por temporada
Boas fotos muitas vezes são o fator de decisão na hora de viajar e alugar um espaço por temporada. Veja a importância de mostrar bem o seu espaço!
Se preferir, você pode ouvir o artigo pelo player abaixo. Clique para ouvir:
Em 2009, pesquisando com pessoas que alugavam seus espaços em Nova York, veio à tona uma questão importante para o Airbnb: as pessoas anfitriãs tinham fotos ruins em seus anúncios, e potenciais hóspedes não alugavam na intensidade que a plataforma gostaria, porque não conseguiam ver como era o local, de fato. Os ângulos e a luz eram ruins, os cômodos não eram mostrados da melhor forma, e isso não atraía as pessoas para alugar o local, mesmo que ele fosse diferente e tivesse qualidade no final das contas.
Podemos pensar que isso faz sentido: você pode ter um espaço muito bem localizado e equipado, com vários atrativos, mas se as suas fotos não forem boas, talvez você não consiga demonstrar isso. Pior ainda, você pode passar a impressão contrária aos pontos positivos que você traz no anúncio. As pessoas podem ficar em dúvida e pensar duas vezes antes de reservar.
Como ainda estava no início do crescimento, a iniciativa tomada pelos dois criadores do Airbnb foi de alugar uma câmera profissional e fotografar pessoalmente o maior número possível de hospedagens em Nova York.
O resultado foi dobrar e até triplicar as reservas na cidade de Nova York, e, no final do mês, dobrar o valor bruto arrecadado na cidade com as hospedagens.
As conclusões foram analisadas e deram origem ao Programa de fotografia do Airbnb, no verão de 2010. Esse programa consistia na possibilidade de qualquer anfitrião do Airbnb agendar a visita de um fotógrafo ou fotógrafa profissional, por dentro da plataforma (ou seja, de forma segura), para fotografar seu espaço.
Inicialmente, o Airbnb contratou 20 pessoas fotógrafas para ficar disponíveis para esse serviço. A demanda foi muito alta, e eles tiveram que aumentar o número de pessoas, que em 2012 (dois anos depois) consistia em 2000 pessoas profissionais fotografando.
Alguns fatores justificaram esse investimento: melhoria na estética das fotos e anúncios; verificação da localização dos locais anunciados; probabilidade 2,5x maior de alugar o anúncio; aumento de 1025 dólares na receita mensal dos anfitriões que fizeram o investimento nas fotos (valor da época, 2010 a 2012)¹. Veja no gráfico a seguir o aumento de noites alugadas após o início do uso de fotografias profissionais nos anúncios da plataforma:
Esse é justamente um argumento que o Airbnb usou para divulgar seu programa: você investe em fotos profissionais, aluga muito mais e com valores maiores, paga seu investimento inicial, e ganha credibilidade e segurança na plataforma. O argumento demonstrou ser válido, à medida que os anúncios com fotos melhores foram mais alugados e receberam destaque no site, já que esses anúncios eram mais vistos e com fotos mais bonitas.
Isso mostra a importância de fotos boas no seu anúncio. Muitas vezes, é um desafio tirar fotos de ambientes fechados e pequenos, como salas, quartos e banheiros. Contar com ajuda profissional é válido e desejável. Além disso, as pessoas fotógrafas têm teoria específica e experiência com fotos de alta qualidade. Elas destacam pontos que são diferenciais ou importantes na sua hospedagem, aproveitam luz específica para deixar cada ambiente mais convidativo e aconchegante, e discutem ideias com você para dizer o que funciona, o que traz limitações para as fotos, dentre outros.
Você pode acessar o programa de fotografias profissionais aqui³. Acompanhe o passo a passo do site se quiser contratar um fotógrafo ou fotógrafa profissional pela plataforma, ou considere contratar uma pessoa por fora do site, mas tenha em mente: seu anúncio terá diferenciais e você despertará a vontade das pessoas mais fácil!
Fontes:
1 – https://blog.atairbnb.com/airbnb-photography-celebrating-13000-verified/
2 – https://www.snappr.com/enterprise-blog/photography-that-launched-an-empire-how-airbnb-transformed-their-business-with-professional-photography
3 – https://www.airbnb.com.br/d/pro-photography
https://review.firstround.com/How-design-thinking-transformed-Airbnb-from-failing-startup-to-billion-dollar-business
https://www.fastcompany.com/3017358/19airbnb