Fotografias profissionais no aluguel por temporada

Boas fotos muitas vezes são o fator de decisão na hora de viajar e alugar um espaço por temporada. Veja a importância de mostrar bem o seu espaço!

Postado em 12 agosto, 2022
Cena montada para fotografia profissional de deck externo de um chalé-container sob a sombra de uma árvore.
Fotografias profissionais são um diferencial para turismo de experiência e aluguel por temporada. Foto: Tiago Oliver Fotografia

Se preferir, você pode ouvir o artigo pelo player abaixo. Clique para ouvir:

Áudio do artigo “Fotografias profissionais no aluguel por temporada”

Em 2009, pesquisando com pessoas que alugavam seus espaços em Nova York, veio à tona uma questão importante para o Airbnb: as pessoas anfitriãs tinham fotos ruins em seus anúncios, e potenciais hóspedes não alugavam na intensidade que a plataforma gostaria, porque não conseguiam ver como era o local, de fato. Os ângulos e a luz eram ruins, os cômodos não eram mostrados da melhor forma, e isso não atraía as pessoas para alugar o local, mesmo que ele fosse diferente e tivesse qualidade no final das contas.

Podemos pensar que isso faz sentido: você pode ter um espaço muito bem localizado e equipado, com vários atrativos, mas se as suas fotos não forem boas, talvez você não consiga demonstrar isso. Pior ainda, você pode passar a impressão contrária aos pontos positivos que você traz no anúncio. As pessoas podem ficar em dúvida e pensar duas vezes antes de reservar.

Como ainda estava no início do crescimento, a iniciativa tomada pelos dois criadores do Airbnb foi de alugar uma câmera profissional e fotografar pessoalmente o maior número possível de hospedagens em Nova York.

O resultado foi dobrar e até triplicar as reservas na cidade de Nova York, e, no final do mês, dobrar o valor bruto arrecadado na cidade com as hospedagens.

As conclusões foram analisadas e deram origem ao Programa de fotografia do Airbnb, no verão de 2010. Esse programa consistia na possibilidade de qualquer anfitrião do Airbnb agendar a visita de um fotógrafo ou fotógrafa profissional, por dentro da plataforma (ou seja, de forma segura), para fotografar seu espaço.

Inicialmente, o Airbnb contratou 20 pessoas fotógrafas para ficar disponíveis para esse serviço. A demanda foi muito alta, e eles tiveram que aumentar o número de pessoas, que em 2012 (dois anos depois) consistia em 2000 pessoas profissionais fotografando.

Alguns fatores justificaram esse investimento: melhoria na estética das fotos e anúncios; verificação da localização dos locais anunciados; probabilidade 2,5x maior de alugar o anúncio; aumento de 1025 dólares na receita mensal dos anfitriões que fizeram o investimento nas fotos (valor da época, 2010 a 2012)¹. Veja no gráfico a seguir o aumento de noites alugadas após o início do uso de fotografias profissionais nos anúncios da plataforma:

O gráfico de título "Número de noites reservadas no Airbnb" ilustra a relação entre o número de noites alugadas e o número de ensaios de fotos profissionais. A partir do início dos ensaios, em janeiro de 2010, seu número subiu de 0 até 5000 ensaios, em dois anos, em uma linha azul contínua. Também nesse período, as noites alugadas subiram de 500 a 1000 para 5 milhões, em uma linha rosa escura serrilhada, mas bem alinhada com a linha de azul de ensaios.

Esse é justamente um argumento que o Airbnb usou para divulgar seu programa: você investe em fotos profissionais, aluga muito mais e com valores maiores, paga seu investimento inicial, e ganha credibilidade e segurança na plataforma. O argumento demonstrou ser válido, à medida que os anúncios com fotos melhores foram mais alugados e receberam destaque no site, já que esses anúncios eram mais vistos e com fotos mais bonitas.

Isso mostra a importância de fotos boas no seu anúncio. Muitas vezes, é um desafio tirar fotos de ambientes fechados e pequenos, como salas, quartos e banheiros. Contar com ajuda profissional é válido e desejável. Além disso, as pessoas fotógrafas têm teoria específica e experiência com fotos de alta qualidade. Elas destacam pontos que são diferenciais ou importantes na sua hospedagem, aproveitam luz específica para deixar cada ambiente mais convidativo e aconchegante, e discutem ideias com você para dizer o que funciona, o que traz limitações para as fotos, dentre outros.

Você pode acessar o programa de fotografias profissionais aqui³. Acompanhe o passo a passo do site se quiser contratar um fotógrafo ou fotógrafa profissional pela plataforma, ou considere contratar uma pessoa por fora do site, mas tenha em mente: seu anúncio terá diferenciais e você despertará a vontade das pessoas mais fácil!

Fontes:

1 – https://blog.atairbnb.com/airbnb-photography-celebrating-13000-verified/
2 – https://www.snappr.com/enterprise-blog/photography-that-launched-an-empire-how-airbnb-transformed-their-business-with-professional-photography
3 – https://www.airbnb.com.br/d/pro-photography


https://review.firstround.com/How-design-thinking-transformed-Airbnb-from-failing-startup-to-billion-dollar-business
https://www.fastcompany.com/3017358/19airbnb

Escrito por:

Olá! Me chamo Tâmer, sou UX Writer e redator da Recontainer Brasil. Aqui no blog, falamos principalmente do potencial do aluguel por temporada. Focamos em pontos do investimento nesse negócio. Bom te ver por aqui!

Linkedin author
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments