Crescimento e potencial: Airbnb
Veja nos gráficos o crescimento do Airbnb, e leia algumas das suas estratégias de crescimento.
Se preferir, você pode ouvir o artigo pelo player abaixo. Clique para ouvir:
Desde 2008, o Airbnb tem crescido exponencialmente. Isso se deve à estratégias de crescimento inteligentes, complexas e ousadas, mas também ao investimento em qualidade, pura e simplesmente.
Nesse artigo, focamos em dados dessa expansão. O Airbnb utiliza um método de crescimento denominado Growth Hacking em seu plano de negócio. Nesse método, eles identificam problemas ou hipóteses, e agem de forma pontual, desenvolvendo uma solução.
A primeira grande solução foi integrar a base de usuários de um site muito mais visitado e conhecido aos seus usuários, logo no início. Esse site é o craiglist.com, e também trazia anúncios de aluguel por temporada.
O pensamento do Airbnb não era só acessar esses usuários, mas trazê-los para sua plataforma.
A estratégia foi mostrar aos usuários do Airbnb que se eles quisessem, poderiam também postar seus anúncios no Craiglist, facilitando o processo para quem quisesse. Com mais visualizações, haveriam mais reservas, e mais lucro. O Airbnb fazia essa integração se a pessoa quisesse com um clique — e se a pessoa quisesse fazer diretamente pelo Craiglist, deveria preencher vários formulários longos.
Muitas pessoas fizeram essa integração, e seus anúncios chamaram muita atenção. Os anúncios do Airbnb eram muito mais elaborados, tinham fotos de boa qualidade (às vezes profissionais), eram muito mais fáceis de cadastrar e modificar, e eram mais calorosos. Além disso, se você alugasse o mesmo local pelo Craiglist e pelo Airbnb, conseguia mais lucro pelo Airbnb.
Assim, as pessoas passaram a ver o diferencial do Airbnb na prática, e passavam a usar menos o Craiglist e a migrar para o Airbnb.
Outra estratégia foi a educação sobre a importância de fotos boas ou profissionais para os anúncios, e uma opção dentro do site para contratar um fotógrafo ou fotógrafa profissional para fazer fotos do seu espaço (veja esse nosso outro artigo). Isso foi uma diferença enorme para alavancar o interesse pelas pessoas nos anúncios, e, por consequência, por querer usar a plataforma como hóspedes e anfitriões.
O resultado dessas ações foi o início de um crescimento imenso. Em cada mês de 2022, 14,000 novos anfitriões começaram a usar a plataforma¹. Hoje, existem mais de 7 milhões² de locais para alugar no Airbnb, em mais de 220 países e regiões³. Observe o gráfico de crescimento baseado no número de hóspedes de ano novo, de 2009 até 2019:
Outros gráficos que mostram o crescimento da companhia são os de gastos com operações internas e suporte:
E ainda podemos acompanhar o aumento significativo nos gastos com desenvolvimento de produto, um investimento para inovação e melhoria do produto final e da plataforma, para que ela seja mais eficiente e chegue a mais pessoas:
O caminho que o Airbnb percorreu até agora mostra melhoria contínua, resolução de problemas que podem ser gargalos para o crescimento, e suporte crescente aos hóspedes e anfitriões, de forma que a plataforma seja mais eficiente, segura e fácil de usar.
É justamente por isso que a Recontainer desenvolveu um plano de ação com dicas de como começar a alugar o seu chalé-container, e uma grande parte do plano passa por integração e atuação no Airbnb. Essa é uma plataforma que pode alavancar a rentabilidade em aluguel por temporada com segurança.
Cuidamos de aspectos como criar sua conta, fazer seu anúncio, explicações sobre a plataforma e suas iniciativas, pontos de destaque, atualizações recentes, dentre outros. Temos contato com superhosts por dentro do Airbnb, e fomos classificados pela plataforma como superhosts no primeiro modelo do nosso chalé-container no Vale da Araucária, em Visconde de Mauá, região serrana do RJ. Assim, temos dicas importantes para que sua hospedagem seja uma experiência completa e inesquecível!
Acompanhe nossos outros artigos e fique por dentro do mundo do aluguel por temporada!
Fontes:
1, 2, 3 – https://www.stratosjets.com/blog/airbnb-statistics/
4 – https://www.statista.com/chart/20386/guests-staying-at-airbnb-appartments-on-new-years-eve/