Crescimento e potencial: Airbnb

Veja nos gráficos o crescimento do Airbnb, e leia algumas das suas estratégias de crescimento.

Postado em 27 julho, 2022
Container transformado em chalé posicionado entre duas árvores no topo de uma montanha verde em um dia ensolarado
O crescimento de turismo de experiência no interior é facilitado por plataformas como o Airbnb. Foto: Tiago Oliver Fotografia

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Desde 2008, o Airbnb tem crescido exponencialmente. Isso se deve à estratégias de crescimento inteligentes, complexas e ousadas, mas também ao investimento em qualidade, pura e simplesmente.

Nesse artigo, focamos em dados dessa expansão. O Airbnb utiliza um método de crescimento denominado Growth Hacking em seu plano de negócio. Nesse método, eles identificam problemas ou hipóteses, e agem de forma pontual, desenvolvendo uma solução.

A primeira grande solução foi integrar a base de usuários de um site muito mais visitado e conhecido aos seus usuários, logo no início. Esse site é o craiglist.com, e também trazia anúncios de aluguel por temporada.

O pensamento do Airbnb não era só acessar esses usuários, mas trazê-los para sua plataforma.

A estratégia foi mostrar aos usuários do Airbnb que se eles quisessem, poderiam também postar seus anúncios no Craiglist, facilitando o processo para quem quisesse. Com mais visualizações, haveriam mais reservas, e mais lucro. O Airbnb fazia essa integração se a pessoa quisesse com um clique — e se a pessoa quisesse fazer diretamente pelo Craiglist, deveria preencher vários formulários longos.

Muitas pessoas fizeram essa integração, e seus anúncios chamaram muita atenção. Os anúncios do Airbnb eram muito mais elaborados, tinham fotos de boa qualidade (às vezes profissionais), eram muito mais fáceis de cadastrar e modificar, e eram mais calorosos. Além disso, se você alugasse o mesmo local pelo Craiglist e pelo Airbnb, conseguia mais lucro pelo Airbnb.

Assim, as pessoas passaram a ver o diferencial do Airbnb na prática, e passavam a usar menos o Craiglist e a migrar para o Airbnb.

Outra estratégia foi a educação sobre a importância de fotos boas ou profissionais para os anúncios, e uma opção dentro do site para contratar um fotógrafo ou fotógrafa profissional para fazer fotos do seu espaço (veja esse nosso outro artigo). Isso foi uma diferença enorme para alavancar o interesse pelas pessoas nos anúncios, e, por consequência, por querer usar a plataforma como hóspedes e anfitriões.

O resultado dessas ações foi o início de um crescimento imenso. Em cada mês de 2022, 14,000 novos anfitriões começaram a usar a plataforma¹. Hoje, existem mais de 7 milhões² de locais para alugar no Airbnb, em mais de 220 países e regiões³. Observe o gráfico de crescimento baseado no número de hóspedes de ano novo, de 2009 até 2019:

Gráfico de título Pico de ano novo novo ilustra a estatura de crescimento do Airbnb. O gráfico mostra o número estimado de hóspedes alugando os anúncios do Airbnb nos dias de ano novo, por ano, com barras verticais. Em 2009 e 2010, o número de hóspedes era baixo e as barras nem sequer aparecem. Em 2011, uma barra pequena, de aproximadamente 70 mil possoas. Em 2012, uma barra equivalente a 140 mil pessoas. Em 2013, 250 mil pessoas. Em 2014, 550 mil pessoas. Em 2015, 1,1 milhão de pessoas. Em 2016, 2 milhões de pessoas. Em 2017, 3 milhões de pessoas. Em 2018, 3,7 milhões de pessoas. E em 1019, aproximadamente 4,5 milhões de pessoas.
Fonte: statista.com (4)

Outros gráficos que mostram o crescimento da companhia são os de gastos com operações internas e suporte:

Gráfico com título Gastos do Airbnb com operações e suporte. No eixo vertical, estão os gastos com operações e suporte em milhões de dólares. No eixo horizontal, estão os anos, partindo de 2015. Cada ano conta com uma barra vertical equivalente ao seu gasto, sendo 2015, 170 milhões de dólares; 2016, 275 milhões de dólares; 2017, 375 milhões; 2018, 610 milhões; 2019, 800 milhões; 2020, 850 milhões; e o primeiro trimestre de 2021, 170 milhões.
Fonte: Backlinko.com / airbnb-stats (5)

E ainda podemos acompanhar o aumento significativo nos gastos com desenvolvimento de produto, um investimento para inovação e melhoria do produto final e da plataforma, para que ela seja mais eficiente e chegue a mais pessoas:

Gráfico de título Gastos do Airbnb com desenvolvimento de produto. No eixo vertical, estão os gastos com desenvolvimento de produto em bilhões de dólares. No eixo horizontal, estão os anos, partindo de 2015. Cada ano conta com uma barra vertical equivalente ao seu gasto, sendo 2015, 0,1 bilhão de dólares; 2016, 0,25 bilhão; 2017, 0,4 bilhão; 2018, 0,6 bilhão; 2019, 0,97 bilhão; e 2020, 2,75 bilhões de dólares. No gráfico, pode-se ler em uma observação que o investimento de 2020 foi 2,8 vezes maior que o de 2019.
Fonte: backlinko.com / airbnb-stats (6)

O caminho que o Airbnb percorreu até agora mostra melhoria contínua, resolução de problemas que podem ser gargalos para o crescimento, e suporte crescente aos hóspedes e anfitriões, de forma que a plataforma seja mais eficiente, segura e fácil de usar.

É justamente por isso que a Recontainer desenvolveu um plano de ação com dicas de como começar a alugar o seu chalé-container, e uma grande parte do plano passa por integração e atuação no Airbnb. Essa é uma plataforma que pode alavancar a rentabilidade em aluguel por temporada com segurança.

Cuidamos de aspectos como criar sua conta, fazer seu anúncio, explicações sobre a plataforma e suas iniciativas, pontos de destaque, atualizações recentes, dentre outros. Temos contato com superhosts por dentro do Airbnb, e fomos classificados pela plataforma como superhosts no primeiro modelo do nosso chalé-container no Vale da Araucária, em Visconde de Mauá, região serrana do RJ. Assim, temos dicas importantes para que sua hospedagem seja uma experiência completa e inesquecível!

Acompanhe nossos outros artigos e fique por dentro do mundo do aluguel por temporada!

Fontes:

1, 2, 3 – https://www.stratosjets.com/blog/airbnb-statistics/

4 – https://www.statista.com/chart/20386/guests-staying-at-airbnb-appartments-on-new-years-eve/

5, 6 – https://backlinko.com/airbnb-stats

Escrito por:

Olá! Me chamo Tâmer, sou UX Writer e redator da Recontainer Brasil. Aqui no blog, falamos principalmente do potencial do aluguel por temporada. Focamos em pontos do investimento nesse negócio. Bom te ver por aqui!

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